Marketing pessoal, compreender uma estratégia de sucesso

O Marketing Pessoal é uma estratégia individual para desenvolver contactos e relacionamentos importantes quer numa perspectiva pessoal quer de ponto de vista profissional. É uma forma de desenvolvimento de estratégias bem definidas com o fim de dar visibilidade a características, habilidades e competências pessoais e profissionais relevantes.

O Marketing Pessoal é também criar uma perspectiva de divulgação, aceitação e reconhecimento dessas competências perante um meio social de relevancia.

Os elementos fundamentais para aceder ao caminho da auto-promoção e para o sucesso passam pela prática do marketing pessoal, que se subdivide em vários pontos fundamentais:

  1. A qualidade do posicionamento emocional perante nós mesmos e para com os outros.
  2. A comunicação inter e intrapessoal.
  3. A montagem de uma rede relacionamentos.
  4. O correcto posicionamento da imagem.
  5. A prática de acções de apoio ao outro incentiva para com os demais
O modelo de sociedade em que vivemos dita padrões de competitividade extremamente elevados em praticamente todas as áreas.
Foi-se o tempo em que o marketing pessoal era um instrumento político, falso, visando apenas uma conquista específica. Hoje, para avançar nesta verdadeira selva social em que se transformou o capitalismo, o marketing pessoal têm-se tornando uma ferramenta cada vez mais necessária para todos, do mais simples ao mais sofisticado.

1. Posicionamento emocional

A forma como agimos e interagimos com os outros traduz-se na imagem mental que os outros produzem quando se lembraram de nós. Recordamos os outros consoante a forma que eles nos tatuam pelo seu comportamento. Se é uma pessoa cortês, simpática, positiva, altruista, educada, sincera e zelosa vai tatuar os outros com emoções positivas que remetem a todo esse conteúdo pessoal cheio de essência.
Ao contrário, há pessoas que deixam uma imagem profundamente negativa, mesmo que o conctato interpessoal tenha sido curto. Sente-se quer pela fisionomia fechada, pela comunicação verbal e não verbal está implicita toda a negatividade e todo o peso interior das emoções negativas de uma pessoa.
São fundamentais para isso atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo, de uma forma autentica e transparente. Reza uma máxima do marketing pessoal: atenção personalizada a quem quer que seja nunca é investimento sem retorno.
Ninguém gosta de conviver nem trabalhar com pessoas negativas, fechadas e com um peso emocional obscuro.

2º A comunicação interpessoal

A forma como comunicamos, seja verbal ou não verbal, demonstra tudo sobre nós. A maneira como nos expressamos denuncia as nossas intenções e habilidades interactivas. A nossa comunicação pode criar empatias ou antipatias de acordo com a nosso dialogo interno que se expressa de uma forma inconsciente e tanto pode ser um aliado, caso seja positivo, ou um sabotador em caso de sermos pessoas pesadas na nossa forma de estar e comunicar.
É fundamental que saibamos articular um bom discurso, assim como também usar um Português correcto e adequado a cada contexto. Ter uma comunicação escrita correcta, vencer a timidez, usar diálogos motivadores e edificantes e manter um fluxo de comunicação regular com as pessoas, é básico para um bom desenvolvimento do marketing pessoal.
Temos sempre a tendência de ver as pessoas que se comunicam bem como líderes no campo em que actuam e é assim que nos devemos desenvolver.

3º Rede de relacionamentos

É fundamental para o individuo situar-se socialmente, tanto de forma vertical (com relações em plano mais elevado que o seu) quanto horizontalmente (com seus semelhantes).
Quando se refere uma rede de contatos, dois desafios impõe-se de imediato:
  • Ser capaz de se relacionar em qualquer nível, tornando-se lembrado por todos de forma positiva.
  • Manter a rede de conctatos, enviando mensagens periodicamente, fazendo-se presente em eventos sociais e tratando aos outros com atenção e cordialidade.

4º Posicionamento de imagem

É essêncial criar um rapport (adequação ao ambiente) visual e de imagem como uma adequação visual ao contexto social. É uma facto evidente que a sociedade hipervaloriza a imagem e, exageros à parte, o princípio do cuidado visual precisa ser analisado de acordo com uma realidade viável. Assim, o traje correcto e adequado ao momento, a combinação estética de peças, cores e estilo, bem como os cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, etc) são importantes para uma composição harmônica e atrativa da imagem.

5º A prática de acções de apoio ao outro incentiva para com os demais

A prática de acções de apoio, ajuda e incentivo para com os outros é um fabuloso elemento do marketing pessoal e, como destaque social, a melhor forma de alcançar um lugar nas mentes e corações dos que nos cercam.
Se apoiar, ajudar e incentivar os outros for genuino e resultar de atitudes sinceras, transparentes e baseadas no que se tem de melhor pode funcionar como uma ferramenta fabulosa na conquista de um estatuto e bem praticado é uma ferramenta extremamente eficaz para o alcance do sucesso pessoal, social e profissional.
O Marketing pessoal para além de nós beneficiar com a sua pratica, proporciona também um sentimento de bem-estar para todos os que nos rodeiam. Permitirmo-nos mudar alguns velhos paradigmas que não nos beneficiam e repensarmos o nosso próprio marketing pessoal é uma estratégia que apenas nos favoreçe em todas as áreas da nossa vida.